Fúria Rosa

Entrevista: Beleza, moda e transformação nos traços da maquiagem de Camile Aquino

Rafaela Primo abril 4, 2013

Atualmente, uma gama de procedimentos estéticos estão a serviço das mulheres que se dedicam a ficar cada dia mais belas. Umas preferem cirurgias plásticas; outras optam por procedimentos mais naturais. O que não se pode negar é que nenhuma mulher vive sem maquiagem! E todas temos que concordar que fazer um make perfeito não é uma tarefa tão fácil! Pensando nisso, que tal mergulhar nessa entrevista e aprender um pouco mais desse universo de pós, rímel, batons, sombras, delineadores, blushs…?

Ela tem o poder nas mãos! Suas escolhas, toques, traços garantem beleza, sensualidade, charme e, acima de tudo, auto estima para muitas mulheres. Na profissão há mais de 5 anos, a maquiadora Camile Aquino se destaca no mercado cearense por seu trabalho – e carisma – sempre em busca da mais perfeita maquiagem para cada estilo e personalidade existentes. Seus resultados ganharam fama e fomos atrás de saber um pouco mais de seu histórico, além de truques, dicas e outras informações importantes para uma maquiagem perfeita!

entrevista-camile-aquino(1)

Fúria Rosa: Em que momento da sua vida a maquiagem lhe depertou um interesse profissional?

Camile Aquino: Eu na verdade comecei bem menina vendo a minha mãe se maquiar. Eu desenho desde criança, sempre desenhava roupas para as minhas bonecas, depois eu pegava retalhos de tecidos e fazia essas roupas costurando a mão mesmo, desde os meus 5 anos. Da mesma maneira eu fazia os penteados nas bonecas, tranças e até cortava os cabelos delas. Eu tinha uma boneca chamada Barbie-Face, comecei a praticar nela as maquiagens com as mesmas técnicas (minhas) que eu usava para o desenho, de luz e sombra para colorir e realçar os contornos. O desenho e maquiagem sempre caminharam juntos, interligados. Pra mim, eu não estou maquiando, estou desenhando.

Fúria Rosa: Qual seu principal foco e quais as vantagens que você enxerga desse ramo? O principal motivador para trabalhar com maquiagem?

Camile Aquino: Eu concentro o foco do meu trabalho na auto-estima. É uma profissão em que você já tem a resposta de imediato, ao final da maquiagem. Claro que existe também um feedback do pós-evento, mas se o nosso consumidor está satisfeito ou não, isso eu já sei na hora. Não existe sensação melhor de dever cumprido que a de ver a sua cliente sorrindo ao se olhar no espelho e sentir que naquele instante ela se sente a mulher mais linda do universo.

É impressionante a reação de segurança que isso causa nas mulheres. Fazer de mim naquele momento, um objeto catalizador da auto-estima feminina é algo emocionante! Muitas vezes eu as vejo sair do meu ateliê com a postura mais ereta, a cabeça mais projetada para o alto e a confiança através de um sorriso de alguém que parece partir para conquistar o mundo. Eu adoro!

maquiagem olhos

F.R.: O que uma mulher procura ao ser maquiada por uma profissional?

Camile A.: A princípio seria a beleza, mas com um pouco mais de tato e psicologia a gente consegue entender que ela quer confiança. A segurança de poder ser o centro das atenções, ter muitos olhares voltados para ela e mesmo com todos os defeitos que elas pensam ter, se sentir confortável com isso, receber elogios sem constrangimento e superar a timidez.

F.R.:É difícil lidar com a expectativa das clientes? Quais os principais problemas que encontra?

Camile: O primeiro passo para lidar com a expectativa é conversar antes. Saber o que elas querem, como querem e o quanto querem. É interessante isso, pois ao conversar a gente cria um vinculo ali de confiança. Eu procuro sempre fazer o meu trabalho junto com a cliente. É como se eu emprestasse as minhas mãos para elas, eu deixo prevalecer o que a minha cliente quer, pensa e deseja, é a maquiagem dela. Mas claro, a minha personalidade e estilo estão ali, entretanto eu busco não interferir na essência de cada uma. Não posso fazer uma maquiagem “vamp” em uma pessoa romântica, básica demais, meiga e tímida. Eu preciso adequar a minha proposta de melhora àquele tipo de personalidade. Mesmo quando eu tenho liberdade total da parte delas, eu tento antes captar um pouco do interior de cada uma. O meu maior problema é a indecisão, quando alguém não sabe o que gosta ou o que quer. Isso incomoda mais pelo fato de levar mais tempo e consequentemente atrasar a próxima cliente.

F.R: O que se leva em consideração na hora de maquiar?

Camile: Sempre em primeiro lugar os anseios e a busca do que elas querem, depois disso os princípios básicos de pele, cor, brilho, formas, luz e sombra. Como eu sou estilista também, sempre gosto de me ater aos outros detalhes como roupa e acessórios. Então eu visualizo a produção por inteiro, o look completo para então fazer o penteado e a maquiagem que complete e harmonize com o todo. Existem maquiagens e penteados que valorizam rostos e roupas. Se minha cliente diz que está com um vestido simples e precisa de um UP para não ser apagada, eu faço da maquiagem um acessório. Nós também temos esse poder de transformar um look inteiro trabalhando cabelo e face.

F.R.: Dá para fazer milagres com técnicas de make up?

Camile: Essa é uma questão difícil. Mas essas tal práticas milagrosas como plásticas há que se ter muito cuidado. Se eu interferir de maneira drástica o efeito não vai ser de milagre e sim de algo falso e estranho. Pode até parecer um milagre depois, mas o que se enxerga mesmo é um brilho que estava meio perdido no coração de uma mulher, ou adormecido por uma semana estressante de trabalho e problemas familiares. Nós temos técnicas para iluminar e escurecer, mostrar e esconder, os truques de como fazer o que você tem de melhor ficar em evidencia. Mas sim, tem certas horas que escondemos manchas, cicatrizes…

make up camile aquino

F.R.: Por falar em técnicas, quais as ferramentas que possibilitam os principais truques?

Camile A.: A minha técnica de maquiagem vem do desenho de observação. Eu desenho desde criança e sempre gostei de trabalhar com o efeito de luz e sombra. Talvez seja um pouco diferente de quem vem somente da maquiagem. O que mais me pedem é para afinar o nariz. Isso pode ser feito de várias maneiras e com efeito mais natural de todas é utilizando uma sombra com um ou dois tons mais claros que a sua pele ou branca, fazendo então uma linha ao meio desde a base do nariz até a ponta. Olhos juntos podem ter a ilusão de mais separados se você usar um ponto de luz rente ao canto interno do olho.

São muitos!!!! E muitos eu passo durante o meu curso de auto maquiagem. Mas o melhor é conhecer o seu próprio rosto e realçar o que se tem de mais bonito desviando a atenção dos pontos menos agradáveis aos nossos olhos. Nâo queria me alongar tanto, mas sabe um caso interessante? Tive uma cliente maravilhosa que me chegou com um problema, ela teve um problema com uma aplicação de botox e uma das pálpebras estava caída. Ela tinha uma festa importante e estava desesperada pois o efeito do botox não se pode reverter assim. Foi muito legal essa experiência. Eu fiz maquiagens diferentes, uma em cada olho através de luz e sombra, aprofundando, diminuindo e aumentando. O resultado foi super positivo, ficou imperceptível e ela adorou. Foi para a festa dela e recebeu muitos elogios.

F.R.: Para as meninas que vivem antenadas, quais as principais dicas para uma boa maquiagem feita em casa?

Camile A.: Uma boa é não ter medo. Eu também queria chamar atenção para os nossos produtos nacionais. Geralmente se faz a escolha pelos importados e muitas vezes isso pode ser um erro. Muitos desses produtos são destinados a climas e temperaturas diferentes das nossas, e o que acontece é que na hora em que você aplica parece perfeito, duas ou três horas depois o efeito é completamente diferente como pele muito oleosa, aspecto de make derretendo, sem durabilidade ou sombra com aspecto talhado. Mas se você tiver uma boa base, 4 tons de sombra como preto, marrom, cinza e bege, um rímel que não grude e um lápis que não escorra, já tem quase tudo.

Base: Natura Una, Mary Kay, Clarins, Dior HD
Sombra: Natura Una, Duda Molinos e Marcelo Beauty são bem mais acessíveis e tem fixação poderosa. Tem um quinteto da Dior que eu amo também assim como a Naked 2 da Urban Decay
Rímel: A linha da Maybelline Colossal tem produtos bem legais como o Cat Eyes e o Volum Express e você pode até misturar os dois para ter um efeito diferenciado.

F.R.:E o pós maquiagem? Quais suas recomendações para uma pele saudável mesmo usando muitos produtos de make up?

Camile A.: Gosto de retirar a make com sabonete neutro para criança ou os lenços umedecidos da Nivea. O shampoo Johnson’s também retira a maquiagem e não arde nos olhos. Eu aconselho o uso do filtro solar, fazer seções de hidratação e retirar bem a maquiagem. Eu faço pilling de cristal e hidratação regularmente. Também uso colágeno e evito frituras e refrigerantes. Cuidar da alimentação e beber muita água também é uma pratica maravilhosa para a pele.

noivas

Para você, Camile, o que não se deve fazer de jeito nenhum? E o que não pode faltar para um belo resultado?

Camile A.:O que eu acho errado na maquiagem é fazer algo que pareça fake como o corretivo excessivo e muito claro ao redor dos olhos no famoso estilo panda ao contrário. O contorno exagerado da face. Essa é uma nova mania que me preocupa. Em busca de mudar o desenho natural do rosto, elas usam um tom diferente para aprofundar e projetar os ossos. É preciso ter cuidado e muito cuidado com o tom que vai ser usado e a intensidade. Cada ser humano tem suas características próprias e devemos entender isso como algo bonito em nossa pluralidade de mistura de raças e isso sim deve ser enaltecido. Cada nariz é de um jeito assim como cada olho, queixo…e o que vejo muito por aí é a make com efeito mutante. Particularmente eu não gosto.

Independente de qualquer coisa, o que não pode faltar para um belo resultado é a satisfação da cliente e o sorriso no rosto. Mas eu diria: a durabilidade, sombra sem falhas, pele homogênea e maquiagem harmônica com as características e a personalidade da pessoa.

make up 2

E sobre as novas tendências, o que está na moda e o que deve emplacar nos próximos meses?

Camile: Durante o período em que fiquei fora onde pesquisei novas tendências, vi o preto dar lugar ao cinza, pra make da noite e para o dia delineador e cílios levemente mais marcados. É uma tendência geral de street style na Europa. O fumê está em alta, vários tons, esfumaçado, lápis, delineador, tudo puxando pro fumê. E fica lindo! Especialmente para olhos claros. E vimos isso agora no Oscar também. Os cabelos sempre com um ar bagunçado, nada muito penteado, mesmo que seja no baby liss ou coque rosquinha mesclado com tranças.

Pro verão desponta um toque mais vibrante com tons mais fortes inspirados na praia e no sol, como o alaranjado, dourado, acobreados, verde e azul. As sombras metálicas aparecem mais que as foscas e a boca pode se esbaldar de vermelho e rosa. E o arremate final fica por conta dos cílios postiços bem poderosos, iluminador e sobrancelhas com aspecto mais natural assim como a pele.

Camile Aquino:

Facebook: https://www.facebook.com/camile.aquinoatelie
E-mails: [email protected] /[email protected]
Telefone: (85) 8626 81 61

Vídeo da Semana

Comentários fechados.

Login

Não consegue lembrar a suaSenha ?

Cadastre-se!