Fúria Rosa

Emagrecer com saúde! Nutricionista dá dicas importantes na hora de perder peso!

Rafaela Primo outubro 24, 2012

O sonho da maioria das mulheres é conseguir atingir o peso ideal – com a lei do menor esforço e o mais rápido possível! No entanto, receitas milagrosas podem se tornar um pesadelo a longo prazo e ainda trazer malefícios para saúde e mal estar estético, como o famoso efeito sanfona!

Nutricionista Natália

Para conseguir reduzir peso de forma saudável, conversamos com especialista que veio tirar dúvidas das nossas leitoras! A entrevista é com a nutricionista clínica Natália Paulino que trabalha na GANEP (Grupo de Apoio Nutrição Enteral e Parenteral) de São Paulo. Ela traz dicas importantes de como conseguir o tão almejado corpitcho com reeducação alimentar e prática de exercícios! Espero que gostem!

Fúria Rosa: O que mais as clientes procuram quando vão a uma nutricionista? Elas esperam alguma ação milagrosa?

Natália Paulino: Sim. Todas as pessoas que vão ao consultório querem perder peso e que isso seja rápido e sem muitas privações.

Fúria Rosa: Quais os primeiros passos e cuidados que se deve ter em relação à saúde antes de iniciar qualquer dieta ou reeducação alimentar?

Natália: É preciso primeiro realizar exames laboratoriais (hemograma completo, colesterol, triglicérides, glicemia, etc) pois só assim saberemos se essa paciente tem alguma doença associada.

Dá para perder peso só com a diminuição de calorias consumidas ou o exercício físico é obrigatório?

N.P.: O exercício físico ajuda a acelerar o metabolismo, não obrigatório, mas é de grande ajuda.

F.R.: Como deve ser feita a questão da reeducação alimentar, um dos métodos mais indicados para quem quer perder peso com saúde?

N.P.: Deve ser feita, primeiro de tudo, com a conscientização do paciente sobre a questão da melhor qualidade de vida. É importante que o paciente seja disciplinado tanto com horários quanto com alimentos a serem evitados.

Dieta Nutricionista

Quais os principais alimentos aliados nessa reeducação? O que deve ser evitado?

N.P.: Os principais alimentos aliados são alimentos ricos em fibras, as frutas, verduras e legumes. Os alimentos que devem ser evitados em sua maioria são frituras, queijos amarelos, leite e derivados integrais, chocolate, embutidos, enlatados, fast-food e produtos industrializados.

F.R.: A leitora Katharine Magalhães tem a seguinte questão: ‘escuto todo dia que é possível emagrecer sem passar fome, mas só consigo perder peso quando passo um tempo me disciplinando para lidar justamente com a fome, principalmente a noturna. Existem alimentos ideais para serem consumidos à noite?

N.P.: Realmente é possível emagrecer sem passar fome. O ideal é realizar de 5 – 6 refeições dia, ou seja, comer pouca quantidade várias vezes ao dia. Para isso é necessário realizar lanches antes do almoço e do jantar, compostos de alimentos saudáveis, por ex.: frutas, iogurtes desnatados, bolachas integrais e sem recheios, barra de cereal sem chocolate.

F.R.:Sabemos que a mastigação é o primeiro e um dos principais estágios para uma digestão completa. A leitora Letícia Lopes tem dúvidas se determinados tipos de chás ou a própria água com gás também ajudam na digestão?

N.P.: Na realidade não devemos beber nenhum líquido junto com a digestão, pois desse dilui o ácido clorídrico e prejudica a digestão. Mastigar muito bem os alimentos é imprescindível. Alguns chás ajudam na digestão, por exemplo, chá de boldo, de menta, de hortelã, camomila, erva-doce pois aceleram o metabolismo. A água com gás facilita a digestão por que provoca movimentos no estômago mas, por exemplo, é negativo para que tem flatulência, lembrando que o refrigerante por ter produtos químicos não tem o mesmo efeito.

Dieta Nutricionista

F.R.: Intestino preso é um problema para quem quer perder aquela barriguinha inchada. Você tem dicas alimentares que facilitem esse processo e diminuam a constipação?

N.P.: Os alimentos ricos em fibras: frutas com casca e bagaço, alimentos integrais, verduras e legumes. Esses alimentos possuem fibras insolúveis que aumentam o bolo fecal favorecendo um bom funcionamento intestinal. Sempre é bom lembrar que alto consumo de fibras requer alto consumo de água, pois sem ela as fezes tendem a ficar mais endurecidas.

F.R.: A determinação é um dos principais aliados na hora de decidir pela redução de peso. Sobre isso, a leitora Lilian Castro quer saber como uma mulher pode perder a barriguinha depois de uma gestação?

N.P.: Seguindo uma alimentação balanceada, calculada através de fórmulas individualizadas, bebendo bastante água, se alimentando de 3 em 3 horas e realizando atividade física.

F.R.: Sobre o ciclo da mulher, vamos nos ater um pouco a chatinha da TPM. Existem alimentos que ajudem na redução dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual? A quais tipos devemos nos aliar?

N.P.: Os já conhecidos sintomas como: nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro comuns nesse período são causados pela baixa de cálcio, vitamina B6 e magnésio no organismo. O cálcio é comum no leite, iogurte, queijo, sorvete, devendo-se preferir as versões desnatadas e menos gordurosas. Salmão, vegetais verdes folhosos e tofu também são ricos nesses nutrientes. Já carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6. Não só no chocolate, o magnésio pode ser encontrado em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros) também é altamente recomendável para diminuir sensação de peso e edemas.

Site GANEP: http://www.ganep.com.br/

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Comments (1)

  1. Gostei quando vi que toda mulher busca um sonho do peso ideal veja bem devido em uma experiência que tive com minha esposa resolvi criar um site pra ajudar essas pessoas a encontra algo de consolo pra suas vidas tipo sonhos todos nos temos uns possíveis e outros impossíveis pra nos e claro mais pra deus nada e impossível gostei muito do conteúdo de seu site parabéns se você puderes me dar alguma dica vou adorar.

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